Cifose

cifo.jpg

Você sabe o que é cifose? Trata-se da curvatura fisiológica nas regiões torácicas e sacracoccígea da coluna vertebral, quando é analisada de perfil. O termo também diz respeito às variações que podem ocorrer, seja para seu aumento ou diminuição.

A cifose torácica ou hipercifose torácica tem como principal característica o abaulamento das costas, que é ocasionado pelo aumento da curvatura posterior dessa parte da coluna. Com isso, cabeça, ombros e pescoço são projetados para frente, sendo um facilitador para o aparecimento de deformidades compensatórias na proximidade. Quando os sintomas se manifestam, os mais comuns são fadiga e dores na coluna.

Estas anormalidades podem se manifestar em uma pessoa de qualquer idade, tendo quadros específicos de acordo com as faixas etárias específicas.

Causa de alterações patológicas da cifose:

Grande parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopático, sendo que a origem é desconhecida. Em casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Em síntese, a cifose também pode estar relacionada a alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo.

Como é realizado o diagnóstico das alterações cifóticas?

O diagnóstico da cifose é baseado em um exame clínico detalhado. Isso, com o paciente se posicionando em diferentes lados, como de frente, de costas e de perfil.

A radiografia permite o registro da ocorrência de desvios no alinhamento da coluna vertebral. Também promove a medição dos graus das curvaturas e a identificação das lesões que prejudicam os discos e as articulações. Em suma, ela também permite fazer a visualização de sinais de fraturas, luxações ou tumores na região do corpo.

Existem casos de deformidades em que é essencial o uso da tomografia computadorizada e da ressonância magnética. Dessa forma, o objetivo é estabelecer o diagnóstico definitivo e encaminhar o tratamento.

Já o tratamento da cifose é realizado como?

Em relação às deformidades cifóticas, alguns desvios patológicos da coluna são assintomáticos. Normalmente o tratamento do problema é conservador e feito com base nas particularidades de cada caso, no que se refere à idade do paciente, às características da deformidade, à intensidade da dor e ao grau e padrão da curvatura.

O processo de tratamento tem o intuito de parar a progressão da deformidade, fazer a recuperação efetiva das funções da coluna vertebral e aliviar os sintomas. A atenção também deve ser voltada para o processo de controle da doença de base.