• Foto do escritorDr EduardoA Abdala

O causa artrose na coluna?

A conhecida como osteoartrite da coluna ou espondiloartrose, é o desgaste da cartilagem das articulações da coluna, que causa sintomas como dor e dificuldade para a movimentar as costas, e pode ser provocada tanto por alterações da idade, como por alterações genéticas ou por realizar movimentos errados com as costas.

Os sintomas de artrose são diferentes em cada pessoa, com intensidades que variam de leve a forte, podendo, até, causar limitações para as atividades diárias e de trabalho. Por isso, em alguns casos, a artrose pode ser indicação de afastamento do trabalho ou aposentadoria, mas isto só acontece raramente, pois quando a pessoa realiza o tratamento de forma adequada, os sintomas costumam ser bem controlados.

A artrose da coluna tem influências genéticas e hereditárias, entretanto, há maior risco de desenvolver as alterações por:

* Desgaste natural das articulações da coluna devido a idade;

* Movimentos repetitivos e errados, como carregar objetos pesados na posição errada;

* Excesso de exercícios físicos;

* Pancadas na coluna, causada por traumatismos e acidentes.

Desta forma, é muito importante que a prática de atividade física seja orientada por um profissional, e que os movimentos repetitivos ou de esforço feitos no trabalho sejam feitos com a manutenção de uma postura correta, evitando o desenvolvimento de uma artrose.

Dúvidas? Marque uma consulta:

61 99655-012361 3346-847061 3245-4975

1.042 visualizações1 comentário