top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr EduardoA Abdala

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO ESPECIALISTA EM COLUNA?

Atualizado: 30 de set. de 2020

A AVALIAÇÃO MÉDICA DE UM ESPECIALISTA EM COLUNA É MUITO IMPORTANTE EM ALGUMAS SITUAÇÕES CLÍNICAS ESPECÍFICAS. A PRESENÇA DE DOR NA COLUNA É UM SINTOMA FREQUENTE NA POPULAÇÃO EM GERAL E, FELIZMENTE, NA MAIORIA DOS CASOS DURA POUCO TEMPO E MELHORA ESPONTANEAMENTE.


O médico de coluna irá poder te auxiliar em muitos casos. Cerca de 80% das pessoas terá dor na coluna vertebral em algum momento da vida. É um número espantoso, afinal, são milhões de pessoas que tem a sua qualidade de vida comprometida devido à algum tipo de doença na coluna vertebral.

Muitas vezes esse é um problema simples de tratar, como uma contratura, por exemplo, no entanto, algumas patologias graves da coluna, como: hérnia de disco, estenose de canal ou artrose na coluna necessitam de tratamento médico a fim de não se tornarem crônicas.

É muito importante ter uma avaliação inicial com o seu médico, pois ele irá fazer o diagnóstico e definir se o problema está relacionado ou não à coluna vertebral.

Se o sintoma na coluna vertebral persistir ou houver indicação do seu médico, procure um especialista em coluna vertebral. Para escolher um especialista confiável na área, verifique a formação do médico em questão e se o mesmo é especialista pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), um órgão nacional que regula a prática no país.

Como todo profissional, procure indicações de outros pacientes e familiares. Além da formação e treinamento do profissional, observe a qualidade da consulta médica. Uma boa consulta médica é aquela em que você pode expor todo o seu problema e dúvidas com tranquilidade e, ao final, sair com as suas dúvidas sanadas, juntamente com possíveis soluções.

A atitude e linguagem do médico ao explicar o seu problema, examiná-lo e explicar o resultado dos exames também é muito importante. Você deve ficar seguro do diagnóstico e das opções de tratamento.

A maior parte dos problemas de coluna são de tratamento conservador (sem cirurgia). Portanto, antes de conversar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, um histórico completo sobre tratamentos clínicos realizados ou a serem realizados deve ser definido.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page